16 de enero de 2011

PORTUGAL: SUPRIMIRÍAN SERVICIOS DE TRENES ENTRE TORRES DAS VARGENS - MARVAO/BEIRA

Gacetilla de prensa del Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana (Portugal)


Em notícias recentemente vindas a público e de acordo com o plano e orçamento para 2011 da CP – Comboios de Portugal, pretende esta empresa, a partir do dia 1 de Fevereiro do corrente, suprimir as ligações regionais no ramal de Cáceres, concretamente a ligação Torres das Vargens - Marvão/Beirã, com o argumento da baixa procura/utilização do serviço e dos prejuízos que isso causa à empresa.

Impõe-se, contudo, dizer que a razão da escassa procura do modo ferroviário como meio de transporte nesta via-férrea, muito à semelhança do que acontece um pouco por todo o interior do país, apesar das baixas densidades populacionais e deficiente implantação da rede ferroviária no território em relação à rede urbana, se deve, sobretudo, à inexistência de uma política pró-activa por parte da CP, de que enumeramos alguns exemplos:

- Horários inadequados à procura.

- Material de transporte obsoleto (lento, ruidoso, pouco confortável, com elevado consumo de combustível e elevados custos de manutenção).

- Ausência de transportes complementares que favoreçam a intermodalidade e que actuem na procura e distribuição de passageiros a nível local.

Mais acrescentamos que:

- A CP tem como principal objectivo a prestação de um serviço público de transporte, independentemente de este ser deficitário ou não, cabendo ao Governo compensá-la financeiramente desses prejuízos.

- O transporte ferroviário promove a coesão social e territorial.

- O transporte ferroviário deve ser instrumento duma política de combate às assimetrias regionais e nunca o seu contrário.

- O transporte ferroviário pelas suas características é um transporte ecológico e como tal deve estar ao serviço duma política de mobilidade sustentável, que o Governo diz querer promover.

Num momento de crise económica e social, a que se junta o elevado custo dos combustíveis, a supressão do serviço referido vem agravar o isolamento geográfico da região e contribuir para o aumento das assimetrias regionais e das desigualdades sociais na região.

Em função do exposto, o GAFNA exige à CP e ao Governo que anulem a decisão de supressão do serviço regional ferroviário no ramal de Cáceres e exorta as autarquias da região a participarem nesta luta em prol do transporte ferroviário e da mobilidade sustentável.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Usted podrá dar su opinión libremente, pero aquellos comentarios que vengan con insultos, improperios, etc. y sin colocar nombre y apellido, nombre y/o pseudónimo (debajo del mismo) no serán publicados.