Rio Grande do Sul não quer a permanência da América Latina Logística (ALL) no estado. A concessão e o serviço prestado pela concessionária foi avaliado com muita atenção pela Assembleia Legislativa gaúcha, chegando-se à conclusão de que a permanência da empresa não interessa ao estado. A informação foi prestada pela deputada estadual Zilá Breitenbach, do PSDB, ao Portogente, no seminário “Ferrovia da Integração: compromisso do Parlasul ”, realizado em Florianópolis (Santa Catarina), no dia 20 último.
* Seminário sobre ferrovias brasileiras aponta desativação de ferrovias depois de privatização.Zilá afirma que a empresa é alvo de denúncias das autoridades municipais do Interior e do Ministério Público. “Nossa decisão foi pedir o rompimento da concessão, porque da forma como a empresa procede não interessa ao nosso estado. Várias cláusulas foram descumpridas. Uma delas é a falta de investimentos nos trechos não lucrativos, sendo inclusive desativados”.
Segundo a parlamentar, em trabalho realizado junto à Comissão Especial da Ferrosul, a conclusão é de que a ALL investe em alguns estados, mas isolou o estado gaúcho. “No Mercosul estamos isolados pelas bitolas de trens diferenciadas e com o Brasil porque não houve investimentos”, afirma.
Ao mesmo tempo, a Assembleia aprovou a criação da empresa Ferrosul, reunindo os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “Nossa comissão ouviu os movimentos no interior que necessitam da ferrovia e colocamos o Rio Grande do Sul dentro do consórcio dos quatro estados para investir e se beneficiar dos investimentos que o estado brasileiro vai fazer na região”, explica.
Na avaliação da deputada, o debate sobre os diferentes modais de transporte deve ser encarado como prioridade no Brasil. “A situação das rodovias está precária e nas ferrovias não se investe, e isso é decisivo para a competitividade do Brasil, porque o custo do transporte é muito caro”. Para ela, é preciso melhorar o transporte de cargas nos aeroportos e buscar modelos também para as hidrovias.
Leia também:
* CPI das Ferrovias pedirá saída da ALL do estado de São Paulo
* ALL: acumulando tragédias
* Deputado do PR diz que o Brasil se esqueceu dos trilhos
* Transporte hidroviário esbarra na burocracia e na adequação ambiental
Fuente: Portogente - Nota enviada por nuestro colaborador en Brasil Ing. Paulo Ferraz
hola sera cierto esto brazil amigos se dio cuenta delo que es all alla y aca que pasara brazil te quiero hojala sea cierto
ResponderEliminari
Aquí en la Argentina hace rato que habría que haber roto la concesión de esa empresa destruye ferrocarriles.
ResponderEliminarRogelio Rodríguez
Y que espera nuestro gobierno para actuar de la misma manera con esta empresa depredadora de bienes argentinos que ya ha destruido practicamente la red mesopotamica (que era lo mejorcito que teniamos) tanto en infraestructura como en material rodante.
ResponderEliminarAquí sigue reinando la ALL y su destrución del sistema. ¿Qué esperan para hacer lo mismo?
ResponderEliminarME CAGO EN ALL.
ResponderEliminarsydney follet