15 de enero de 2012

BRASIL: TRES NUEVOS TRENES DE ORIGEN CHINO PARA RÍO DE JANEIRO

Mais três trens novos comprados na China para reforçar o sistema ferroviário operado pela concessionária Supervia, e que chegaram ao Porto do Rio nesta quarta-feira (11/1), já estão em solo carioca. O desembarque do navio Lia Hua Song foi acompanhado pelo secretário de Transportes em exercício, Sebastião Rodrigues, nesta quinta-feira, no Terminal MultiRio, no Caju, Zona Portuária do Rio. Os trens, cada um com quatro vagões, seguirão agora para a oficina da Supervia em Deodoro, na Zona Oeste, para um período de 45 dias de testes, entrando em operação provavelmente no começo de março. Cerca de 30 técnicos do consórcio chinês China National Machinery (CMC), responsável pela fabricação, estão no Rio para acompanhar as simulações.


Cada composição tem capacidade para transportar 1.300 passageiros. Os trens, todos com ar condicionado, contam com tecnologia de ponta, interiores mais amplos, painéis de LED, circuito interno de TV, bagageiro e um moderno sistema de comunicação interativa entre passageiros e o Centro de Controle da SuperVia.


Essas composições se juntam à primeira que chegou em setembro de 2011 e que está em fase final de testes, devendo entrar em circulação no início de fevereiro. Os quatro trens fazem parte de um conjunto de 30 composições modernas e com ar condicionado, adquiridas pelo Governo do Estado no ano passado, ao custo total de U$ 165 milhões, cumprindo compromisso assumido por ocasião da renovação do contrato de concessão com a empresa operadora.


Até julho, a partir do próximo mês, vão chegar os demais trens comprados na China – quatro trens em cada um dos primeiros meses e seis em cada um dos dois últimos. A Secretaria de Transportes calcula que, considerando um tempo médio de 45 dias de testes para cada lote que chegar, todas as composições estarão em circulação em setembro deste ano.


– Em breve, a população do Rio poderá fazer viagens por trem com todo o conforto e segurança – projetou o secretário.

Esta nova realidade tem a ver com os vultosos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo no sistema, desde 2007, preparando a cidade para os grandes eventos que sediará nos próximos anos, como Copa das Confederações, Jornada Católica Mundial, Copa do Mundo e Olimpíadas. Ao estado ainda cabe a compra de mais 60 trens novos e refrigerados, cuja licitação será concluída em 27 de fevereiro, nos quais serão investidos US$ 600 milhões.

Em conjunto com a concessionária, serão investidos R$ 2,4 bilhões na aquisição de novos trens (90 pelo estado e 30 pela Supervia) e na reforma de
73 composições antigas, equipando-as com ar condicionado, a cargo também da concessionária, além da reforma de 98 estações e das redes aéreas e terrestres da malha ferroviária e da instalação de um novo sistema de controle. Ao todo, a Supervia poderá contar até 2015 com 231 trens refrigerados, somando os 20 trens coreanos e os 18 reformados que já estão em circulação há cinco anos.

– Com os investimentos, a Supervia poderá transportar um milhão de passageiros por dia. No momento, viajam diariamente pelo sistema cerca de 600 mil pessoas – completou Rodrigues.(Nota enviada por el señor Rafael L. Sgueglia)

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Usted podrá dar su opinión libremente, pero aquellos comentarios que vengan con insultos, improperios, etc. y sin colocar nombre y apellido, nombre y/o pseudónimo (debajo del mismo) no serán publicados.